EDUCAÇÃO SEM ILUSÃO

Esteja preparado para fazer a diferença na vida do seu filho!

Esta mentoria foi criada para pais e mães que:

Que têm dificuldade em organizar o tempo para cumprir com todas as obrigações da vida...

Que se sentem mal ao ver "famílias perfeitas" nas redes sociais, sem entender como conseguem dar conta de tudo.

que têm medo de não serem as melhores influências para os filhos, perdendo espaço para as telas e outras pessoas

Que ainda não chegaram a um acordo no casamento sobre a melhor forma de educar os filhos...

Que investiram horas assistindo cursos e lendo livros de educação, mas percebem o abismo entre a teoria e a prática.

As crianças evoluem rapidamente, quase num piscar de olhos.

Num curto período, enfrentamos o desafio de compreender e apoiar cada etapa do desenvolvimento infantil: os primeiros cuidados, a alimentação, o sono, a alfabetização, o desenvolvimento motor e emocional.

Além disso, é fundamental ensinar bons hábitos aos filhos, promover um círculo social saudável, envolver-se em suas atividades extracurriculares, acompanhar seu progresso acadêmico e orientá-los no uso consciente de tecnologias.

Tudo isso enquanto você, pai ou mãe, busca equilíbrio no casamento, administra as finanças domésticas, tenta frequentar a academia ou praticar algum esporte, busca sucesso na carreira e, de vez em quanto, consegue um momento de lazer para descansar e, quem sabe, estudar um pouco.

É muita coisa para se preocupar e resolver.

E qual tema é prioridade diante de tantos desafios?

Como podemos organizar nossas próprias vidas para conseguir uma melhor educação a nossos filhos?

Este programa foi feito para torná-lo capaz de enfrentar os desafios partindo da sua situação real, deixando de lado soluções genéricas que muitas vezes não funcionam.

O ponto de partida deve ser sempre a sua família, a sua situação atual e as suas condições, recursos e dificuldades.

Encontrar as soluções requer tranquilidade, força e foco, e o primeiro passo é compreender como lidar com cada problema de maneira objetiva e sem ilusões.

Ofereceremos a mães, pais e educadores o conhecimento e as ferramentas para que realizem o desenvolvimento integral das crianças.

Os encontros serão realizados ao vivo pelo Google Meet. Duração de 2 horas cada, com
intervalo para dúvidas e discussões. Cada encontro terá material de apoio, recomendação de
leituras e atividades para realizarem durante a semana.

No nosso primeiro encontro, vamos conversar sobre os conceitos de felicidade, alegria, dever e responsabilidade, considerando tanto a vida pessoal quanto a dinâmica familiar.

Vamos refletir sobre o papel fundamental dos pais na educação e formação dos filhos, ponderando sobre o que é possível terceirizar dessa jornada educacional e o que devemos assumir diretamente.

Falaremos também sobre a importância de reconhecer o próprio ponto de partida e a necessidade de criar um planejamento e metas realistas para evitar frustrações e desilusões.

Por fim, propomos traçar um caminho rumo a uma convivência familiar mais equilibrada e feliz, alcançada através da responsabilidade, do propósito de vida e na busca por uma satisfação autêntica e duradoura.

No segundo encontro, focaremos na saúde como pilar fundamental do desenvolvimento infantil, destacando a importância de uma alimentação equilibrada, exercícios físicos regulares, cuidados essenciais de saúde e a relevância do sono.

Destacaremos o sono de qualidade como um dos principais pilares da boa saúde, tanto para crianças quanto adultos. Para uma boa noite de sono, é preciso ajustar vários hábitos, que permitem um equilibrio emocional, do corpo e até consolidação da memória e melhora na coordenação motora.

Exploraremos a relevância dos exercícios físicos não apenas para a saúde e estética, mas também como meio de desenvolver a consciência corporal e promover uma vida equilibrada sob o lema “mens sana in corpore sano”.

Valorizar a vida intelectual não significa apenas admirá-la de longe, mas sim exercê-la de acordo com as próprias capacidades.

A atividade intelectual é para muitos uma vocação, mas todos devem ir além do letramento e devem saber buscar em livros e cursos as informações necessárias para suas vidas.

Os pais devem também ser modelos de curiosidade e aprendizado contínuo, instigando os filhos a essa busca incessante pelo conhecimento.

Seu lar deve promover o amor pelo conhecimento e a curiosidade.

Passamos pouco tempo com nossos filhos, então é ainda mais importante servirmos de bom exemplo e modelo para eles copiarem.

A cada instante estamos fazendo algo, e em cada um desses momentos estamos construindo hábitos, ainda que seja o hábito de não fazer nada.

Somos seres de hábitos. Quase todos os nossos pensamentos e ações são repetições de dias anteriores. Então, é importante escolher ações hoje formem hábitos melhores.

Da mesma maneira, a cada momento estamos formando nossa moral.

Neste encontro, falaremos como calibrar o bom senso para a moralidade. A importância de reconhecer as próprias virtudes e de desenvolver as que não temos aos poucos, dia após dia.

Igualmente importante é detectar os vícios que podemos carregar e as consequências negativas que trazem nas nossas vidas e na dos outros, procurando minimizar seus efeitos, anulá-los, e até construirmos as virtudes que os substituem. Assim, estaremos continuamente alertas e dispostos a melhorar.

Como as pessoas nos veem é um capital simbólico que influencia as pessoas ao nosso redor. Ter bons contatos é uma credencial social importante hoje em dia.

É possível melhorar os ambientes que você frequenta sem deixar de frequentá-los, mas melhorando a si mesmo.

Claro, tudo isso deve ser feito à sua própria maneira, mas é importante saber lidar apropriadamente em cada ambiente, com amigos, conhecidos, colegas e até com rivais e competidores.

Escolher uma boa escola é sempre uma grande preocupação para os pais. Quais critérios devemos utilizar?

Antes de tudo, é importante compreender a finalidade da escola, de forma que se harmonize e complemente a educação familiar.

Neste encontro, falaremos sobre os principais problemas e soluções oferecidas pela escola. O objetivo é equipar os pais com o conhecimento necessário para fazer boas escolhas.

Falaremos também sobre o tremendo esforço que os pais fazem no trabalho para ganhar dinheiro e pagar boas escolas para os filhos, ao mesmo tempo que ficam com menos tempo disponível para acompanhar essa jornada.

Neste encontro, falaremos sobre o papel da família na sociedade, analisando como as decisões familiares, em conjunto, moldam tanto o ambiente doméstico quanto a sociedade mais ampla.

Como envolver as crianças nas conversas e decisões familiares? Qual a responsabilidade que elas devem ter?

Neste encontro, abordaremos a importância de utilizar tipologias não como limitações, mas como ferramentas para entender melhor a individualidade de cada criança, que tem características que vão além de qualquer tipologia.

Sabemos também que a infância é um período crítico no desenvolvimento, mas é importante achar um equilíbrio saudável entre atividade e descanso. Quantas atividades as crianças devem fazer e quanto precisam descansar? A importância do ócio e das atividades livres.

Por fim, falaremos sobre a ideia de que as crianças mudam um pouco a cada dia, e as estratégias e abordagens educacionais devem ser revistas constantemente.

Pequenas questões e problemas na infância culminam em grandes desafios na adolescência. Os problemas se tornam evidentes e muito difíceis de serem solucionados.

A rebelião adolescente pode ser uma questão de Camada 4 pouco resolvida, e por não terem sido resolvidas em casa durante a infância, o jovem acaba buscando apoio em grupos externos à família.

Falaremos como a importância da presença ativa dos pais pode diminuir a chance de comportamentos revoltados. Fortes laços familiares devem servir de apoio para esse desafiador período da adolescência quando o cérebro passa por modificações intensas.

Examinaremos como os tipos caracterológicos podem ser aplicados para compreender melhor os adolescentes, sempre com o cuidado de não limitar a percepção de suas personalidades a essas classificações.

O que é realmente o autodidatismo? Como desenvolver isso em si mesmo e em nossos filhos?

Este encontro visa inspirar um senso de curiosidade e a busca contínua por conhecimento, preparando os jovens para uma vida de aprendizado contínuo.

É importante ter algum preparo para lidar com questões cotidianas, como lidar com finanças pessoais e até fazer pequenos reparos em casa.

Essa capacidade de aprender sozinho aquilo que precisa pode fazer a diferença inclusive no desenvolvimento profissional.

O objetivo deste encontro é discutir a interação entre a masculinidade e a feminilidade. 

Como as particularidades de cada um se complementam e até contribuem para o desenvolvimento um do outro?

Uma mulher feminina inspira a masculinidade do homem e vice-versa. Há uma reciprocidade nessa dinâmica que não só enriquece a experiência individual, mas um ciclo de apoio mútuo.

Compreender essa dinâmica pode contribuir para relações melhores, tanto dentro da família quanto para com a sociedade.

Somos muito mais do que números ou parte de estatísticas.

Neste último encontro, discutiremos o importante papel de uma pessoa educada na sociedade atual.

O que significa ser uma pessoa que passou por um processo de educação consciente e intencional, e como se formar mesmo diante de tantas influências negativas?

Como preparar filhos para não apenas navegar neste ambiente complexo, mas também para contribuir positivamente, impactando a sociedade de maneira positiva?

Por fim, adotaremos a perspectiva de que a atitude frente à vida e às decisões deve equilibrar fé e ação prática, inspirada no princípio de “orar como se tudo dependesse de Deus e trabalhar como se tudo dependesse de você”.

A conclusão dessa mentoria, longe de ser um encerramento, é o início de uma nova jornada. Quais serão seus próximos passos?

Maurizio Casalaspro é fundador da Tutora e criador do Jogo dos Hábitos, que inspirou o desafio Família em Sintonia.

Pai de dois filhos e formado em Licenciatura em Matemática, estudou educação, psicologia, nutrição e outros temas que contribuem para uma visão integral de crianças e jovens.

Também atuou como Diretor de Produção na Brasil Paralelo, onde era responsável pela criação e curadoria dos cursos da Escola da Família, Núcleo de Formação, Clube da Música e Sociedade do Livro.

Marcelo Gonzaga é formado em Direito e História, pós-graduado em Educação, e atualmente cursa Pedagogia.

Conta com mais de 20 anos de experiência dando aulas e se consolidou como tutor, elaborando currículos personalizados e orientando famílias.

Professor do curso da Tutora A Formação do Imaginário Infantil, que explora como os jovens de hoje formam sua visão de mundo e os impactos disso no comportamento e desenvolvimento de cada um, e o que os pais precisam saber para conduzir bem esse processo educativo.

Educação Sem Ilusão

Mentoria ao vivo
R$ 83
08
em até 12x no cartão ou R$ 997 à vista
  • 12 encontros ao vivo com 2h de duração
  • Grupo VIP para tirar dúvidas
  • Material de apoio
  • Lista de leitura complementar
  • Exercícios para cada encontro
  • Acesso à plataforma de cursos
  • Sessões individuais
poucas vagas!

Orientação Individual

A partir de 10 sessões
R$ 250
00
por sessão individual
  • Sessões individuais com os Tutores
  • Processo de Filosofia Clinica Integral
  • Orientação Educacional
  • Acesso às aulas ao vivo da mentoria
  • Acesso à plataforma de cursos

Mentoria + Orientação

Condições especiais
Entre em contato!
  • Acesso completo à Mentoria em Grupo
  • Sessões Individuais
  • Processo de Filosofia Clínica Integral
  • Orientação Educacional
  • Acesso aos cursos da Tutora

.

Entre em contato com a Tutora

Ao prosseguir, você concorda com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.