1. A Capacidade de memorizar
Segundo Hugo de São Vitor, o princípio do aprendizado está na leitura, e a sua consumação na meditação. A meditação é uma reflexão persistente, que investiga prudentemente a causa e a origem, o modo de ser e a utilidade de cada coisa.
Ela tem seu início na leitura, mas não se limita a ela, pois se deleita em divagar em um espaço sem fronteiras, onde fixa o foco da verdade a ser contemplada, sem deixar nada incerto ou obscuro.
2. A Capacidade de memorizar
Assim como a inteligência investiga, a memória recolhe e preserva o conhecimento adquirido. Este recolher significa elaborar uma compilação breve e resumida do que foi escrito ou discutido prolixamente.
Memorizar é buscar e refletir sobre o princípio de cada tema explorado, no qual se apoia toda a veracidade do assunto, da argumentação e de todas as coisas ali abordadas.
3. A Capacidade de memorizar
Diferente do que se pode pensar, a disciplina não é simplesmente a capacidade de manter uma rotina ou um hábito. A disciplina é o meio pelo qual o estudante conforma sua conduta ao conhecimento adquirido.
É preciso vigiar se o nosso estudo está se conformando com a nossa experiência, pois de nada vale ao estudante o conhecimento que é manchado por uma vida desonesta.